Os principais vídeos de busca na internet por processos Do It Yourself estão ligados à simplicidade e à velocidade. A tendência da indústria química é traduzir essas aspirações em produtos
O desejo de terminar um projeto com as próprias mãos não é algo que vem de hoje. Mas, com a popularização da informação por meio da internet, esse desejo vem se alastrando – talvez porque venha crescendo a possibilidade de realizá-lo. A pintura de parede no estilo “faça você mesmo” é uma das diversas técnicas cada vez mais factíveis atualmente.
A contribuição da indústria química nessa evolução não é pequena. Com tintas tecnológicas – as chamadas coberturas premium –, o consumidor tem acesso a tudo o que sempre precisou para um trabalho perfeito e autodidata: produtos fáceis de aplicar e que proporcionam ótima cobertura.
Um consumidor mais exigente que busca mais informações e toma decisões de compra baseado em outros atributos além do preço do produto. Esse é o consumidor da cultura “faça você mesmo”
Quando se pensa em jr ao cinema,
fazer uma viagem, a expectativa da experiência é sempre ótima. Quando se imagina pintar a casa, a perspectiva é outra. É justamente isso que a indústria química quer mudar, aproximando a pintura da parede a uma boa experiência do usuário
Faça você mesmo sua pintura de parede
Em sintonia com a filosofia “faça você mesmo”, as tecnologias mais propagadas pela indústria atualmente são as que resultam em produtos:
- de fácil aplicação;
- de baixo odor;
- que não respingam;
- que têm alto poder de cobertura.
Esses são atributos de tintas que causam menos sujeira, necessitam de menos demãos de aplicação e promovem um trabalho mais rápido e menos tóxico para quem realiza a pintura. Os pontos são fundamentais para a decisão de compra quando é, realmente, o consumidor que realizará o serviço.
Em caso de o serviço ser encomendando a um profissional, é importante exigir que sejam utilizados produtos de qualidade, ou seja, tintas premium. Para um profissional da área, utilizar um produto premium garantirá, por exemplo, que a obra seja entregue mais rápido, que a casa fique sem cheiro forte e que o consumidor fique satisfeito com o acabamento e cor.
Até mesmo nesses casos, a filosofia Faça Você Mesmo tem se mostrado prevalente no mercado latino-americano: o acesso à informação, a opção por itens que encurtam o caminho da realização da tarefa e a preferência pelo melhor resultado são itens em alta. E são essas premissas que têm levado cada vez mais consumidores a participarem ativamente do processo de decisão de compra dos materiais e a optarem por tintas de qualidade, seja quem for que realize o serviço de pintura.
Até porque o custo mais elevado é relativo. O preço das tintas premium na prateleira das lojas é inversamente proporcional ao seu custo ao longo do tempo. Elas apresentam fixação de cor mais duradoura e requerem menos manutenção com o passar dos anos.