A inovação e a praticidade são hoje dois dos principais interesses dos consumidores que procuram tintas. Nas lojas, a demanda é cada vez maior por produtos fáceis de aplicar e com novas funcionalidades.
Uma revolução nas redes sociais explica essa tendência. É cada vez maior o número de canais especializados em técnicas “faça você mesmo” (ou DIY, da expressão em inglês do it yourself), o que leva os grandes varejistas a incentivarem esse tipo de atividade, lançando guias próprios oferecidos nas próprias lojas e aumentando a variedade de produtos nas prateleiras.
EMULSÕES 100% ACRÍLICAS SÃO UMA EVOLUÇÃO DO MERCADO PARA TINTAS DE ALTA PERFORMANCE QUE ATUAM COMO BARREIRA CONTRA ÁGUA, EVITANDO O SURGIMENTO DE BOLHAS.
O ciclo se fecha com a indústria, que desenvolve novas soluções para tornar as tintas imobiliárias (arquitetônicas) decorativas de interior e exterior ainda mais úteis para consumidores, decoradores, arquitetos e outros profissionais da construção civil.
As emulsões acrílicas, uma evolução em relação às resinas acrílicas estirenadas disponíveis no mercado, são um exemplo, pois oferecem:
- melhor relação custo-benefício;
- maior resistência à abrasão e lavagens;
- poder de cobertura seca e úmida;
- excelente resistência mecânica;
- compatibilidade com diversos modificadores reológicos.
Proteção contra umidade
Um dos atributos das emulsões 100% acrílicas é proporcionar resistência de alta performance contra umidade, vantagem essencial para aplicação em regiões costeiras. Com um equilíbrio superior entre propriedades de barreira e permeabilidade, as tintas não formam bolhas, apesar da influência da umidade.
Além disso, têm grande resistência à eflorescência (manchas esbranquiçadas na superfície pintada) e à alcalinidade (que pode causar saponificação da tinta, com formação de manchas, seguida de amolecimento ou descascamento) devido à sua natureza acrílica.
A sustentabilidade e o conforto são dois outros diferenciais. A emulsão tem pouco odor, o que reduz o incômodo após a pintura, além de ser livre de formaldeído e compostos de alquilfenol etoxilado (APEO).
Consumo de tintas
Brasil (maior mercado na América Latina)
6,5 litros/habitante/ano
Europa
13 litros/habitante/ano
Estados Unidos
15,5 litros/habitante/ano