As tintas para parede de “uma demão” proporcionam alto poder de cobertura, reduzindo o tempo da obra e os riscos de desperdício de material

As tintas para parede têm a função de renovar ambientes e dar o acabamento ideal para projetos de decoração para interiores ou de manutenção, por exemplo. A qualidade é fundamental para o resultado final, tanto estético quanto em eficiência convertida em economia.

Neste sentido, as tintas para parede one coat (de uma demão) são uma solução do mercado. Elas aliam alta performance com praticidade, uma característica ideal para projetos DIY (do it yourself ou, em português, faça você mesmo) e obras em que o tempo limitado é um fator. Em outras palavras: é, sim, possível pintar com qualidade só com uma demão.

Tintas para parede one coat

As tintas one coat são elaboradas para proporcionar ótima cobertura e nivelamento, reduzindo a necessidade de mais demãos. Na indústria, esta é uma das principais propriedades em pesquisa e desenvolvimento.

Não por acaso, o desempenho está relacionado à capacidade da tinta de ocultar a superfície sobre a qual está sendo aplicada. Os fatores que determinam a maior ou menor eficiência são:

  • Opacidade aplicada
  • Opacidade intrínseca

Opacidade da tinta

Os dois grupos de opacidade estão relacionados ao processo de fabricação da tinta
(sua formulação) e seu desempenho ao ser aplicada em cada superfície.

Opacidade aplicada: é o resultado final da tinta aplicada sobre a superfície, ou seja, o
que as pessoas que frequentam o ambiente veem.
Opacidade intrínseca: é a propriedade da tinta em si determinada pela sua formulação
química, independente do filme.

Novas tecnologias

Para que as especificações da tinta (opacidade intrínseca) e o resultado final (opacidade aplicada) trabalhem em conjunto para uma pintura eficiente, um dos principais focos de pesquisa dos fabricantes são os modificadores de reologia, substâncias que influenciam ambos os fatores.

Os modificadores estão presentes nas tintas e controlam a viscosidade, além de ajudarem a reduzir as chances de respingos depois de o rolo ou o pincel ser passado.

Esses elementos aumentam o poder de cobertura da tinta de parede contribuindo para a formação de um filme de melhor performance e mais uniforme.

Dicionário de bolso

Reologia: determina propriedades da tinta como viscosidade, plasticidade e escoamento. Sem um estudo correto dessas propriedades, a tinta não espalha nem cobre superfícies do modo desejado.

Viscosidade: afeta a espalhabilidade da tinta e evita o escorrimento de pingos.

Modificadores de reologia: melhora as propriedades reológicas, ou seja, garante textura e espalhabilidade ideais.

Cisalhamento: deixa a tinta espessa, aglomerada e muito difícil de ser usada.

Tinta de única demão no seu projeto

As especificações técnicas da tinta são essenciais para o resultado final do projeto. No caso da tinta de única demão, isso se traduz em maior eficiência e em menor tempo necessário para a pintura.

Um ponto de atenção durante a compra é a descrição do número de demãos sugerida na lata do fabricante. Ela é fundamental para uma escolha mais acertada de acordo com o projeto.

 Isso porque os modificadores de reologia HASE e HEUR influenciam diretamente – e positivamente – para a fluidez, o nivelamento e o escorrimento da tinta, determinando um melhor resultado final para a pintura.