Produtos com componentes de alta performance, como ligantes de última geração, garantem mais resistência a tintas para decoração

A pintura imobiliária para interior e exterior é o principal segmento do mercado mundial de tintas e revestimentos, avaliado em US$ 186,7 bilhões, segundo dados recentes da consultoria P&S Market Research. Mas os maiores interessados nas tintas para decoração – os moradores da casa e os profissionais contratados por eles – em geral não têm conhecimento de como os produtos são formulados e desenvolvidos. Isso pode dificultar a escolha do revestimento mais indicado para cada caso.

Desempenho das tintas para decoração

O desempenho de cada tinta em projetos de pintura imobiliária depende da qualidade dos componentes utilizados. Uma ótima combinação de pigmentos, modificadores de reologia e solventes, por exemplo, é determinante para o resultado final.

Os ligantes (ou binders) são outros elementos essenciais para a eficiência da tinta. Atualmente, a indústria direciona sua pesquisa para o aperfeiçoamento ou criação de ligantes mais resistentes à abrasão. Essa é uma vantagem em termos de durabilidade especialmente para pinturas em áreas externas, mas também em interiores.

O ligante certo para cada tinta

Cada tipo de tinta é fabricado com o ligante ideal para o seu acabamento específico.

Atente a alguns exemplos:

  • Tinta esmalte – como o revestimento é indicado para áreas externas, expostas às condições ambientes, possui um ligante que resulta extremamente resistente.
  • Tinta látex – por ser um tipo de tinta que pode ser lavada com frequência, conta com um ligante capaz de formar uma película bastante dura.
  • Tinta epóxi – O alto nível de cobertura dessa tinta se deve a um ligante baseado em dois componentes. Ao se juntar, eles formam uma película sólida o suficiente para resistir, até mesmo, à corrosão mecânica.

Além de atuarem na resistência da tinta à diminuição ou alteração da cor, os ligantes influenciam no:

  • Desenvolvimento do brilho
  • Bloqueio de formação de bolhas e rachaduras
  • Aumento da flexibilidade e da aderência da tinta

No conjunto de elementos presentes nas formulações das tintas, os ligantes têm o importante papel de aumentar a durabilidade das pinturas, influenciando também, desta forma, na redução de custos com a diminuição da manutenção de ambientes internos e externos