A cobertura é uma das principais estruturas de um projeto arquitetônico. E uma das que mais exigem soluções eficientes porque tem a função de garantir a estanqueidade (capacidade de reter água) e um bom desempenho térmico e acústico.
MODELOS RESISTENTES, VERSÁTEIS E EFICIENTES AJUDAM A REDUZIR O PESO DAS ESTRUTURAS E GERAM ECONOMIA NA OBRA.
No Brasil, a estética é levada mais em consideração do que os aspectos técnicos. Isso explica, por exemplo, porque os telhados de telhas e madeiramento são mais comuns, com um maior uso de produtos de cerâmica, concreto e fibrocimento.
Uma solução versátil e de menor custo
O fibrocimento surgiu no mercado para substituir a fibra de amianto, material muito usado no passado na fabricação de telhas onduladas, mas que é tóxico. Hoje, o fibrocimento representa metade do mercado brasileiro por diferentes motivos
-
-
- Pode ser fabricado em diversos tamanhos e espessuras.
- Muitos modelos são resistentes e visualmente agradáveis.
- Alguns produtos permitem a execução de coberturas praticamente horizontais pois não necessitam de caimento tão íngreme quanto o das telhas de cerâmica.
- Reduz o peso estrutural em relação às telhas de barro (menos carregamento em pilares e vigas da estrutura).
- Fácil instalação por sua maior dimensão.
- Grande durabilidade e agilidade na entrega da obra.
-
A limpeza também é muito mais simples, pois possuem poucas reentrâncias. Essas características permitem que o custo, comparado ao dos materiais tradicionais, seja reduzido.
Tecnologia por trás da inovação
As telhas de fibrocimento são uma mistura de cimento e fibras sintéticas (materiais poliméricos). As mais utilizadas são o PVOH (polivinil álcool) e o PP (polipropileno).
É uma tecnologia que dá maleabilidade à telha e possibilita uma grande variedade de opções de espessura. Por isso, as telhas de fibrocimento se adequam a todos os projetos arquitetônicos, dos mais tradicionais aos mais inovadores.
A instalação é feita por sobreposição: não há necessidade de concreto, o que ajuda a manter o canteiro limpo e organizado, e as telhas podem ser pintadas. No caso do fibrocimento branco, a essas vantagens se soma o conforto térmico dentro dos ambientes, uma vez que este tipo de material reduz temperatura média interna em até 4º C.
A boa notícia é que mais inovações estão sendo desenvolvidas para que as telhas de fibrocimento sejam ainda mais eficientes. A tendência é que, com os anos, novas normas sejam criadas para garantir a qualidade e especificações que atendam, com segurança, às necessidades do mercado.
Impermeabilização garantida
Além da mistura tradicional de fibra e cimento, existem também modelos com silicone na formulação da massa, o que aumenta a impermeabilidade. Esse tratamento também pode ser aplicado, posteriormente, nas telhas já instaladas.
A impermeabilização também é possível com verniz acrílico à base de água. O uso de aditivos inovadores deixa as telhas resistentes a eflorescências, água, raios UV e a intempéries, aumentando a durabilidade e a proteção ao substrato.