O mercado da construção civil necessita, ano após ano, de soluções eficientes que atendam a normas de qualidade e de sustentabilidade cada vez mais rígidas. Sem tecnologias adequadas, é difícil conciliar eficiência e uso racional de recursos.

SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO A SECO GARANTEM VELOCIDADE NA CONSTRUÇÃO, MENOS RESÍDUOS, EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E MAIOR CONFORTO.

Esse é um cenário em que os sistemas de construção a seco, como os painéis de isolamento térmico feitos de espuma rígida de poliuretano (PUR) ou de poliisocianurato (PIR), ganham destaque.

São soluções relativamente novas no Brasil que atendem às demandas por produtividade e eficiência energética – duas das principais tendências do setor.

O uso desse sistema permite obras até dez vezes mais rápidas e redução de até 60% do consumo de energia por conta do isolamento térmico, além de outras vantagens.

 

isolamento térmico

Sistema de montagem e flexibilidade

Os painéis são feitos de placas que já saem prontas da fábrica para serem instaladas por montagem, na medida exata das paredes, com cortes para janelas e portas e com a instalação elétrica embutida.

Além disso, as faces podem ser flexíveis (folha de alumínio ou papel revestido) em ambos os lados ou feitas com outros materiais (como gesso) e recheadas de espuma rígida.

Os componentes são mais leves do que soluções tradicionais, o que reduz entre 70% e 90% o peso estrutural da construção, criando novas possibilidades de projeto.

Outra vantagem é a durabilidade do sistema, que permite que a pintura, por exemplo, seja realizada apenas sete anos após a entrega. Todos esses benefícios atendem a 100% das normas de regulamentação de edifícios da América Latina, motivo pelo qual os painéis de isolamento térmico são uma alternativa inovadora e versátil para engenheiros, arquitetos e outros profissionais.

É mais econômico

Nas construções convencionais, os resíduos, as sobras, os custos com o gerenciamento do transporte e as despesas de estocagem encarem os projetos.Com os painéis de PUR ou PIR, a geração de resíduos é quase nula e não há necessidade de espaço nos canteiros para armazenagem, tornando o local seguro e limpo.
Esse sistema também otimiza em até 70% a força de trabalho, já que não necessário contratar vários especialistas. Tudo isso gera economia na despesa final.


É mais sustentável

A montagem desses painéis também poupa recursos naturais. O desperdício de água, por exemplo, é uma constante em muitos canteiros. Com a tecnologia de painéis de PUR ou PIR, a necessidade de água é mínima. O isolamento térmico é outro diferencial. As espumas de PUR ou PIR proporcionam queda de até 10º C da temperatura interna das edificações, aumentando o conforto e diminuindo a necessidade do uso de ar-condicionado. Com isso, o gasto mensal com energia pode ser até 73% menor, evitando emissões de CO2.

Além disso, as espumas são impermeáveis à condensação, não mancham e podem ser pintadas com tintas à base de PVA e acrílico.